IDOSOS DE CAPIXABA PARTICIPAM DO II ENCONTRO DA 3ª IDADE EM EPITACIOLANDIA


Aconteceu no ultimo dia 24 de setembro de 2011 no Município de Epitaciolândia o II Encontro de Idosos da Regional do Alto Acre. Participaram do evento os grupos de idosos de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Plácido de Castro, Porto Acre, Cobija e Epitaciolândia, e claro! O nosso município CAPIXABA, que compareceu ao evento com um número significativo de idosos, a viagem só acontecera devido ao trabalho em conjunto do assistente social do município João Paulo, juntamente com as Secretarias de Assistência Social e Educação através dos secretario Richard e Cícero em destaque também para a prefeitura municipal através do Prefeito Jóias dos Santos.

O evento foi marcado por muita música e dança e uma maravilhosa organização e recepção do município de Epitaciolandia. Nesse ínterim tive a oportunidade de conhecer a estrutura do centro do idoso, uma estrutura fenomenal, digna de elogios, pois o centro dispõe de uma sala para fisioterapia, uma piscina para hidroginástica, uma academia ao ar livre, além da estrutura administrativa. Sabemos que quando temos pessoas comprometidas com o social à tendência do trabalho é aparecer de forma positiva, nesse caso o trabalho multidisciplinar tem maior destaque do que as vaidades pessoais ou políticas. Uma coisa que aprendi, é nunca subestimar as pessoas, os nossos idosos já deram muito pelo nosso município e merecem o mínimo de estrutura para desfrutar sua velhice, os seus anseios e suas vontades ainda prevalecem, além de opiniões que podem vir contribuir muito para o futuro do nosso município. Nesse caso entra em cena outro ator o profissional de Educação Física, que disponibiliza o remédio mais barato o exercício físico que é capaz de revolucionar a vida de muitas pessoas.

Como sabemos a atividade física é bastante importante para nossa saúde, seja em qualquer idade. E como nosso país, como muitos outros estão passando por uma mudança no seu perfil populacional, não se caracterizando mais como um país de jovens, já que sua população de idosos está estimada em 8% da população total e até 2015 esse número deve aumentar para 15%, tornando-se um dos países com maior número de idosos, nada melhor do que falar da importância da atividade física para a terceira idade. A atividade física é a principal recomendação para a melhoria da qualidade de vida dessa faixa etária, segundo a Organização Mundial da Saúde. Pois, é depois dos sessenta anos que as pessoas passam a ter um declínio da sua capacidade de desempenho físico, por isso muitas pessoas nessa idade tem bastante dificuldade para encontrar um novo emprego, e outros até perdem o que tem, já que muita gente preconceituosa dá preferência a pessoas mais jovens e esquece-se de toda a experiência que eles adquiram com o passar dos anos.

Desta maneira, se torna ainda mais importante que pessoas que fazem parte da terceira idade mantenham hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e saudável e acima de tudo, que pratiquem ao menos um tipo de atividade física regularmente. Pois, esses fatores influenciarão os idosos a terem mais condições de permanecer autônomo e poder ter a liberdade de ir e vir sem precisar de ajuda.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO FÍSICO E MENSTRUAÇÃO

Municípios podem falir com o bloqueio do fundo de participação

PROJETO PEDAGÓGICO A ARTE DE VIRAR O JOGO