I SEMINÁRIO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE


 Introdução:
 O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, esteróides anabolizantes, distúrbio do sono, fumo e doenças relacionadas à falta regular de alguma atividade física. É destinado a todos os alunos desta unidade escolar, ampliando assim seu conhecimento acerca destes temas.

Culminância:


Quinta 29/08
Sexta 30/08
Serie
1º A/B/C
2º A/B
Manhã
Último Tempo
Palestra
Palestra

7° A- 8° A/B

Manhã
Último Tempo

9° A / B

Justificativa:
Obesidade, drogas, esteróides anabolizantes, anorexia, estresse, distúrbios do sono e doenças provenientes de uma vida sedentária somada às poucas informações sobre a saúde são os maiores inimigos da sociedade pós-moderna. E provavelmente será um dos maiores problemas no âmbito político, moral e social que a população enfrentará num futuro bem próximo. Devido à globalização, muitos países admirados por muitas nações, devido a seu potencial em muitos setores, têm tido também seu cardápio e hábitos alimentares copiados por muitos países, onde o Brasil se apresenta como sendo um desses. Cardápio esse, hábitos do cotidiano e estilos de vida muitas vezes pobríssimos em nutrientes, ou seja, bem fracos em qualidade de vida, mesmo assim tem sido propagado e copiado numa dimensão enorme. Incluídos nesse público que aderiu esta nova forma de vida estão os profissionais que acumulam funções, pois preferem as facilidades do mundo “express” para tentar remir o tempo. Neste público também estão os jovens, que sempre estão abertos às novidades, que embarcaram nesta “novidade” de maneira acelerada. Processo então viabilizado pela globalização. E essas são as vítimas mais freqüentes deste novo estilo de vida nada saudável. Alimentos saudáveis, Lazer, Atividade física, horas de repouso apropriadas, atuam como verdadeiras doses de saúde quando ingeridas diariamente pelo organismo, mais ou menos como doses de xarope, que atuam de maneira crescente e progressiva. Tais temas, então, já abordados inúmeras vezes em sala de aula por nós professores, foram novamente escolhidos, pois percebermos uma necessidade de endossamento dos mesmos agora levados para dentro da escola para serem revistos e apresentados por nossos alunos, só que, desta vez, de maneira100% visual, e toda a apresentação será feita por eles. A discussão começa pela referência e conhecimento que esses alunos possuem acerca do tema, seu meio social e sua condição financeira. Acreditamos que os alunos precisam ter o conhecimento de seu próprio corpo ampliado, precisam também compreender sua sustentação diária, suas valências e limitações. E esse papel cabe a todos nós educadores, principalmente, aos profissionais da educação Física, devendo então preparar seus alunos para uma vida mais inteligente, ou seja, uma vida saudável.

Temas Abordados:
·         Obesidade;
·         Sedentarismo;
·         Tabagismo
·         Anorexia;
·         Bulimia;
·         Depressão;
·         Estresse;
·         Anabolizante;
·         Distúrbios do Sono;
·         Alimentação Saudável;




OBJETIVOS:
·         Usar a arte como forma de comunicação.
 · Usar os recursos audiovisuais disponíveis em nossa escola.
 · Estimular a criatividade dos alunos na realização das paródias, coreografias;
 · Identificar os malefícios do tabagismo, anabolizantes;
· Ressaltar a importância da Atividade Física regular;
 · Conhecer as patologias oriundas da má alimentação;
 · Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
· Impactá-los com os malefícios do tabagismo, uso de drogas e doenças severas;
· Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
  · Incentivar os bons hábitos alimentares;
Recursos:  
Data Show o Notebook, Tela Retrátil, Caixa de Som, Microfone o Bancada para Cartolina, TNT, cola, Pistola de cola Quente, tesoura, fitas dupla face, crepe...
      Procedimentos Metodológicos:
Cada turma deverá apresentar o seu trabalho utilizando a seguinte ordem.
·         Um painel para exposição dos temas;
·         Um slide para a explicação de sua palestra;
·         Uma parodia sobre o tema escolhido. 
As salas dos primeiros e segundo ano receberão um tema, distribuído por meio de um sorteio.
Proposta para os alunos dos 1° Ano A/B/C deverão unir-se formando grupos para execução das atividades. Criar uma paródia com o tema saúde, alimentação saudável e obesidade; Criara uma coreografia para esta paródia; A paródia deverá ser cantada acompanhada de um instrumento (teclado, violão ou guitarra mais caixa de guitarra), ou um cd playback. Providenciar ornamentação do espaço, e roupas iguais se possível para o grupo da coreografia; Se puderem também trarão fotos, objetos ou alimentos saudáveis e não saudáveis para a mesa de exposição. A turma deverá dividir-se para realizar todas as tarefas. Se as apresentações tiverem palavras de baixo “calão”, a turma automaticamente será desclassificada.
A Serie ou sala que fizerem a melhor levará como prêmio um dia de lazer no Sindicato dos Professores de Capixaba (SINTEAC).

CRITÉRIO PARA JULGAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELAS TURMAS

ÍTENS
RELEVANCIA DO TEMA
CRIATIVIDADE
DESENVOLTURA NA APRESENTAÇÃO
TRABALHO PRODUZIDO



PARÓDIA



COREOGRAFIA






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO FÍSICO E MENSTRUAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO A ARTE DE VIRAR O JOGO

PROJETO PEDAGÓGICO REVELANDO TALENTOS NA ESCOLA ARGENTINA PEREIRA FEITOSA