Ás vezes as alunas não querem participar das aulas de Educação Física no período em que estão menstruadas. Isto porque ainda conservam conceitos superados sobre a prática da atividade física no período menstrual. Acontece de algumas mulheres sentirem cólicas, mal-estar, inchaço ou fraqueza quando estão menstruadas ou no período pré-menstrual. Isso dificulta ou mesmo impossibilita a prática de exercícios físicos, mas, se for uma menstruação que não causa mal-estar, a atividade física é recomendada. Para constatar os efeitos da pratica de exercício físicos no período menstrual, foram realizadas pesquisas. O resultado foi que as mulheres podem realizá-los e que inclusive, a prática dos mesmos pode ajudar a regular os próprios problemas causados pela menstruarão. Os estudos decorrentes das pesquisas colocam que: -Durante o ciclo menstrual não existe a alteração da freqüência cardíaca e nem da captação de oxigênio, fatores básicos da aptidão física para a segurança da paciente. _O e...
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos diversos conceitos existentes sobre os temas abordados que são a recreação, o lazer, o jogo e a brincadeira. Desta forma deixando de forma clara e concreta a sua importância para a educação e o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, jovens e adultos. Outro objetivo deste trabalho é comparar e diferenciar os diversos conceitos dos temas relacionados acima e desenvolver uma análise crítica sobre cada um deles. Conceitos de Recreação De acordo com Rousseau (1712-1771) recreação é a “liberdade total da criança, não se deve obrigar o aluno a ficar quando quiser ir, não constrangê-lo a ir, quando ficar onde estar. O aluno deve ser educado por e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade.” No conceito de recreação feito por Valente (1994, P.180), percebe-se que é englobado o lazer e o jogo, pois a recreação como atividade e comportamento típico de jogo, está contida ...
1ª FESTIVAL DE ARTE, ESPORTE E LAZER DA ESCOLA NAIR SOMBRA Quero saudar os amigos (as) leitores e seguidores do Blog que adoram um bom bate-papo sobre Educação Física Escolar, apresentarei uma idéia que resultou em um maravilhoso Projeto Pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nair Sombra no Município de Capixaba Acre. Antes de detalharmos o Projeto, gostaria de fazer uma pequena abordagem sobre a função da Escola. Abordagem esta que precisamos compreender para, mas adiante defendermos a nossa linha de raciocínio. Como já sabemos a função clássica da instituição escolar é garantir o processo de transmissão, sistematização e assimilação de conhecimentos/habilidades produzidos historicamente pela humanidade de modo a permitir que os seres humanos venham a interagir e intervir na sociedade. À escola cabe a função político-social de possibilitar a conservação e a renovação dos conhecimentos produzidos e acumulados, para que as novas gerações assumam a responsabilidade...
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