Varizes e exercício físico


Sintomas

Dor tipo "queimação" ou "cansaço"; sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo; edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que freqüentemente melhora com a elevação dos membros inferiores e se agrava no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado. Também há piora no calor, nos período próximo ou durante a menstruação e ainda durante a gravidez.

Como evitar

A melhor prevenção é fazer exercícios, usar meias elásticas e manter o seu peso ideal.

Uma grande dúvida é se a atividade física como a musculação pode piorar as varizes, como você viu acima, o sedentarismo é uma das causas do segmento deste problema. As varizes aparecem com mais freqüências nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.

Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo.

Assim sendo, os exercícios podem ajudar e muito neste retorno do sangue, evitando o problema. Caminhar, pedalar, correr, fazer musculação, fazer hidroginástica entre outros exercícios podem trazer grandes benefícios para quem tem esta predisposição.



Tratamento

O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia (secar as varizes). Já no caso de varizes maiores a cirurgia é indicada. Esta cirurgia baseia-se na retirada das veias doentes. As veias que são retiradas, por estarem doentes, não colaboram para a circulação, ou seja, não vão fazer falta. Pelo contrário, a retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas, melhorando a estética e prevenindo as complicações da evolução da doença.

Faça uma avaliação com seu Angiologista para saber em que estágio se encontra suas varizes e mantenha uma vida saudável através da dieta balanceada e da prática de exercícios físicos.

Por:

Valéria Alvin Igayara de Souza




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO FÍSICO E MENSTRUAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO A ARTE DE VIRAR O JOGO

PROJETO PEDAGÓGICO REVELANDO TALENTOS NA ESCOLA ARGENTINA PEREIRA FEITOSA